segunda-feira, 8 de junho de 2015


DINHEIRO E ESPIRITUALIDADE NA NOSSA VIDA.
Jomar Lucas Bezerra 

Dinheiro e espiritualidade e um assunto que desde cedo permeou em nosso meio, fazendo parte da nossa formação, criando crenças, que influenciam nas nossas ações no cotidiano.  Muitas crenças, que em sua maioria tem origem em interpretações equivocadas de religiões e filosofias espiritualistas, geram um conflito na relação com o dinheiro e espiritualidade. “Ouvimos muitas coisas como: “é mais fácil um camelo entrar no fundo de uma agulha que um rico no reino dos céus”; “o dinheiro e coisa do satanás”; “pessoas ricas são desonestas”; dinheiro não é importante”; “os ricos ganham dinheiro tirando dos pobres”; “para ganhar dinheiro e preciso trabalhar duro toda a vida”. Existem ainda muitas crenças que relacionam  o dinheiro as coisas negativas como causadora da corrupção, exploração, desonestidade ,egoísmo, guerras brigas, pobreza e outras coisas mais. Com isto chega-se a conclusão que o dinheiro afasta o homem da espiritualidade.
Desta forma cria-se uma dicotomia entre o espiritual e material fazendo este de menor importância, como se fosse necessário desprezá-los se quisermos crescer espiritualmente. E como se o dinheiro fosse um obstáculo para o nossa evolução. As pessoas que progrediu financeiramente e vista como alguém que não despertou para espiritualidade, egoísta apegado. A nossa essência e mais importante do que o ter.
  E verdade que a essência e o que o homem tem de mais valioso e isto vem sendo negligenciado, fazendo desequilíbrio entre o material e o espiritual em uma corrida desesperada por bens matérias. Uma vida voltada apenas para as coisas materiais ou uma vida voltada apenas para as coisas espirituais e igualmente um desequilíbrio. O ideal e conviver com os dois lados de forma balanceada, pois um complementa o outro em uma simbiose.
 E o que fazer quando a mente esta preenchida com todas estas crenças negativas dificultando nossas vidas, causando um desequilíbrio.
Existem hoje diversas conhecimentos que nos ajuda a superar esta barreira para que tenhamos uma vida plena, tanto material como espiritual, uma vez que tanto o material como espiritual devem coexistir harmonicamente em nossas vidas.  Tenho lido e assistido palestras sobre este assunto, como a Lei da atração, Física quântica, PNL – Programação neurolinguistica, Vedanta e outras coisas mais.
Pessoalmente, os conhecimentos de Vedanta me deixou mais claro de como superar estas crenças. O curso de vedanta online esta me trazendo uma luz no final do túnel de como lidar com a questão. Algumas coisas já estou trabalhando comigo e com resultados. Aquela ansiedade de ganhar mais e mais dinheiro porque pode faltar, já amenizou e não esta faltando, as coisas estão fluindo melhor. O trabalho esta vinda espontaneamente e na medida necessária. Estou tendo a consciência que eu não sou o todo poderoso e que tem muitas coisas visíveis e invisíveis em torno de mim que faz as coisas acontecerem. Posso ate direcionar o que eu quero, naquilo que acredito, mas no final  eu não escolho nada, pois uma ordem maior ver o que é possível. Preciso ter paciência e não atropelar a ordem maior.
Concluindo, hoje e claro para mim, que as crenças negativas sobre dinheiro e espiritualidade dificultaram muitas coisas no desenrolar da minha vida e na vida de muitas pessoas que conheço. Tem um ditado que diz “quando você esta pronto o mestre aparece”.

Jomar Lucas Bezerra  -  6 de junho de 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário